Artigos

Wi-Fi: como se proteger

Os jogos online com lags e delay, a imagem congela durante uma entrevista de emprego, o streaming de vídeo nem começa e já trava? Pode ser que seu roteador não consiga lidar com a carga, mas também pode ser que seus vizinhos estejam online a suas custas.

Penetras do Wi-Fi

Para descobrir se os invasores de banda larga estão roubando sua internet, você precisa verificar a lista de dispositivos conectados à sua rede. Isso pode ser feito nas configurações do roteador, mas infelizmente nem todos os fabricantes priorizam a acessibilidade dos dados, logo, em muitos modelos de roteadores, achar essa lista pode ser muito difícil.

Nas configurações do roteador, abra a lista de dispositivos conectados e verifique-a cuidadosamente os conectados, e caso você encontre um nome desconhecido, provavelmente outra pessoa está usando sua conexão. Talvez o filho do vizinho descobriu que seu Wi-Fi é mais forte ou alguém se mudou para o apartamento ao lado e, antes de conseguir sua própria conexão, está usando a sua para assistir a filmes. Isso é chato, mas isso não é perigoso?

Pode apostar que é perigoso sim, e junto com a nova temporada de WandaVision, seu amicíssimo vizinho pode acidentalmente baixar malware que tentará atacar seus dispositivos via Wi-Fi que você compartilhou involuntariamente. Se um Trojan baixado por um convidado indesejado entrar em sua rede, um invasor pode obter acesso a tudo o que você envia pela Internet, por exemplo, detalhes do cartão que você usou para pagar uma pizza ou documentos de trabalho confidenciais. Portanto, mesmo que você não se importe com uma conexão mais lenta, vale a pena expulsar os invasores da rede doméstica, permanentemente.

Como bloquear o acesso não autorizado à rede Wi-Fi

Em primeiro lugar, se por algum motivo ainda não o fez, defina uma senha para a rede. Se você fez, mas os estranhos ainda estão conectados, provavelmente é muito simples e alguém conseguiu decifrá-la. Então você precisa tornar a sua senha mais forte. Seguindo no tema credenciais, altere o nome de usuário e a senha do painel de administração do roteador. Lembre-se de que as configurações de fábrica não são exclusivas e geralmente as mesmas combinações são usadas para milhares de unidades do mesmo modelo e, pior, são publicadas online. Portanto, deixar as configurações padrão do roteador inalteradas é um convite aberto aos hackers.

Desative o WPS, pois este recurso simplifica o processo de autorização para se conectar ao Wi-Fi. Você só precisa pressionar / clicar / tocar em alguns botões especiais no roteador e no dispositivo ou inserir um PIN de 8 dígitos. O problema é que esse PIN curto é extremamente vulnerável a ataques de decifrar por meio da força bruta e pode ser inserido mesmo sem entrar no painel de administração. Na prática, isso significa que qualquer pessoa dentro do alcance da rede pode usar a força bruta do PIN em algumas horas. Ou até minutos, caso não tenha alterado as configurações de fábrica e use o código impresso no roteador.

Certifique-se de que a criptografia WPA2 esteja ativada nas configurações do roteador, pois isso irá proteger seus dados de serem interceptados. Se você tiver um dos modelos de roteador mais recentes, provavelmente ele oferece suporte a WPA3, que oferece segurança ainda mais forte. Infelizmente, nem todos os dispositivos são compatíveis ainda. Se você tiver tempo e energia, pode experimentar o WPA2 como proteção básica. Você pode alterar o tipo de criptografia nas configurações do roteador.

randergel

Oi, eu sou o randergel! Sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unigran e pós-graduado em Engenharia de Software, Engenharia da Computação e Docência no Ensino Superior pela Anhanguera. Atualmente, estou desenvolvendo aplicações web e mobile na Google, Microsoft e Samsung.