Artigos

Verificação em duas etapas: aprenda como ativar no iOS

A Apple disponibiliza a funcionalidade de verificação em duas etapas, ou “Autenticação em dois fatores”, para seus usuários. A empresa sempre destaca como a segurança de seus clientes é importante e reforça que este é um modo eficaz de proteger contas. Por esse motivo, os IDs Apple já ativam a opção nos dispositivos mais recentes por padrão, sem que ativação precise ser feita manualmente pelos usuários.

Quem criou o ID Apple com o iOS 10.3 ou macOS 10.12.4 e posterior, já possui essa opção ativada por padrão. Isso quer dizer que se o seu dispositivo é recente (após 2017), é muito provável que essa etapa extra de segurança já esteja ativa. Nesse caso, nada precisa ser feito. Essa opção já está disponível e sua conta protegida.

Verificar se a verificação está ativa

Para se certificar que a verificação em duas etapas está ativa o processo é bastante simples. Esse é o início do processo para ativar a opção, caso não esteja acionada por padrão, basta seguir as próximas orientações:
1. Clique em “Ajustes”
2. Em seguida clique na primeira opção, onde tem o Seu Nome e a sua foto
3. Será aberta a tela de configurações gerais da sua conta
4. Clique em “Senha e Segurança”, a segunda opção que será aberta
5. Depois disso, as opções de alterar senhas e etapas extras será aberta
6. A opção “Autenticação de dois fatores” será mostrada
7. Caso ao lado da escrita esteja escrito “Ativada”, ela já está pronta

Como ativar a verificação em duas etapas

Agora, caso o seu dispositivo seja mais antigo e esteja com o sistema desatualizado, ainda é possível ativar a opção. No caso acima, o processo acaba na verificação que está ativa. Apesar disso, é possível que a opção de verificação esteja “Desativada”. Para ativar, siga os passos abaixo:
1. Clique em “Ativar a autenticação de dois fatores” que fica logo abaixo da opção
2. Depois disso, basta seguir os passos indicados pela Apple
3. Clique em Continuar
4. Insira seu número de telefone principal
5. Opte por receber o código via SMS ou ligação
6. Clique em Seguinte
7. Insira o código que for enviado

O processo é bastante rápido e simples e garante uma proteção extra. A próxima vez que alguém tentar acessar a sua conta por outro dispositivo a Apple irá notificar, avisando o que está ocorrendo, permitindo que o usuário bloqueie o acesso, se necessário. Além do ID Apple, é possível ativar essa opção em diversos outros aplicativos. Alguns deles são: Instagram, WhatsApp, Facebook e contas Google.

randergel

Oi, eu sou o randergel! Sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unigran e pós-graduado em Engenharia de Software, Engenharia da Computação e Docência no Ensino Superior pela Anhanguera. Atualmente, estou desenvolvendo aplicações web e mobile na Google, Microsoft e Samsung.