Programação

Liberando até 60% de armazenamento para aplicativos

Uma das principais razões pelas quais os usuários desinstalam aplicativos é liberar espaço. Para evitar desinstalações desnecessárias e ajudar os usuários a aproveitar melhor seus dispositivos, um novo recurso que permitiria o arquivamento de aplicativos foi criado.

O arquivamento é uma nova funcionalidade que permitirá aos usuários recuperar cerca de 60% do armazenamento do aplicativo temporariamente removendo partes do aplicativo em vez de desinstalá-lo completamente. Um aplicativo arquivado permanecerá no dispositivo e pode ser facilmente restaurado para a versão compatível mais recente disponível, preservando os dados do usuário.

O arquivamento trará grandes benefícios para usuários e desenvolvedores. Em vez de desinstalar um aplicativo, os usuários poderiam “arquivá-lo” – liberar espaço temporariamente e reativar o aplicativo de forma rápida e fácil. Os desenvolvedores podem se beneficiar de menos desinstalações e atrito substancialmente menor para retomar seus aplicativos favoritos.

Como antes, todos os APKs gerados estarão disponíveis para download e inspeção por meio da API de APKs gerados ou no Play Console no App Bundle Explorer. Como a funcionalidade é de código aberto, os desenvolvedores poderão inspecionar o código e outras lojas de aplicativos também podem se beneficiar disso.

Se você estiver usando o AGP 7.2 ou mais recente e quiser desativar a geração de APKs arquivados, modifique o arquivo build.gradle do projeto:

android { 
    bundle { 
        storeArchive { 
            enable = false } } }

Como alternativa, se você não estiver usando o Gradle para criar seus aplicativos, poderá optar por não participar com uma nova opção no BundleConfig nas versões bundletool 1.8.2 e superiores:

{ "otimizações" : { "storeArchive" : { "enabled" : false } } }

randergel

Oi, eu sou o randergel! Sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unigran e pós-graduado em Engenharia de Software, Engenharia da Computação e Docência no Ensino Superior pela Anhanguera. Atualmente, estou desenvolvendo aplicações web e mobile na Google, Microsoft e Samsung.